Blackboard - Acompanhamento Acadêmico em tempo real

By | 00:33 Leave a Comment
Particularmente não entendo muito de programação de aplicativos, já até cursei disciplinas em plataformas onlines como Moodle e na época achei bem interessante.

Esse semestre a Universidade de Kentucky implementou uma plataforma bem interessante chamada Blackboard que pode ser acessada tanto pelo computador quanto pelo telefone. Mudou totalmente minha concepção de que Moodle era "o maior barato".

Nessa plataforma, que normalmente acesso pelo celular, tem a lista das disciplinas que estão sendo cursadas como imagem abaixo:


No aplicativo do celular qualquer atualização lançada pelo professor da disciplina se torna um notificação, como facebook, whatsapp,...

É bem interativo, por exemplo: quando um professor lança sua nota de alguma prova que você fez, instantaneamente aparece uma notificação no celular. Não tem pra onde fugir.


Cada disciplina tem sua galeria com diversos tópicos, os principais que tenho acessado é "my grades", o mais importante sem sobras de duvidas que seria as notas lançadas, "announcements" o qual o professor posta algum aviso, informação importante do tipo "amanhã não haverá aula por causa da tempestade de neve ;). "Syllabus" o professor coloca a ementa do curso dele com seus critérios e avaliação a algumas outras coisas que não são tão novidades por ser um padrão entre eles. No "Course content" o professor geralmente coloca alguns conteúdos ministrados em classe, como por exemplo atividades e áudio aulas, isso depende muito do tipo de disciplina.



Só pra enfatizar a mais importante função, "my grades" informa detalhadamente todas os scores de cada avaliação em especifico e a avaliação geral. Bem interessante, você tem transparência de todas as notas lançadas pelos professores em tempo real. 



Por fim, recomendo muito esse sistema como modelo educacional de controle das atividades e acompanhamento do resultado quantitativo do estudante para qualquer instituição de ensino.


É uma excelente prova de que a educação está caminhando ao lado da tecnologia e aproveitando os recursos que esta disponibiliza para otimizar e modernizar algumas etapas do processo acadêmico.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: