Licença, Desculpe e Obrigado

By | 11:34 Leave a Comment
Tá ai, palavras que nossos país nos ensinam desde criança, ou pelo menos deveriam. Simples palavras que deveriam ser mais usadas.



Como um sorriso, uma gentileza ou um ato de educação pode mudar não só o humor de uma pessoa, mas como seu comportamento e fazer repensar a maneira correta de agir.

Pois bem, quando ingressei na cultura americana, tive um choque com o excesso de educação dos americanos, pelo menos onde eu vivia, basicamente uma cidade de pessoas gentis. Me perguntei varias vezes se era uma ação automática, mecanizada ou eles realmente achavam que essa era a maneira correta de agir. Sinceramente nunca tive certeza sobre isso, mas uma certeza eu sei, atos gentis podem tornar o ambiente muito mais agradável.

A frase que sem dúvidas eu mais ouvi enquanto estive um ano meio nos EUA foi "excuse me". É incrível a frequência com que se ouve ela. Literalmente ela quer dizer "com licença", sendo basicamente utilizada para isso. Contudo em situações bem diferentes das que usamos no Brasil, exemplos como passar perto de uma pessoa "mesmo que se a pessoa estiver a 1 metro de você", pedir espaço para passar, iniciar uma conversa, interromper a conversa de alguém, pedir informação, pedir silencio.

Outra situação bastante comum é o pedido de desculpas "I'm sorry", muitas vezes mesmo você estando errado um americano costuma pedir desculpas. A exemplo de você encostar numa pessoa sem querer e outros. Nessas situações é comum ouvir um "I'm sorry" vindo das duas partes.

O obrigado é indispensável, para qualquer ação que a pessoa vá se sentir minimamente grata vai existir um "Thanks". Quem compra, quem vende, quem pede, quem recebe. Na grande maioria das situações como estas um obrigado sai quase que por osmose.

Enfim, não quero dizer que não existem brasileiros educados quanto americanos. Isso varia de cidade para cidade, bairro para bairro e até de família para família. Minha experiência de viver numa cidade de pessoas cordiais com 300 mil habitantes nos EUA e uma cidade com 3 milhões de habitantes no Brasil me permite comparar essas diferenças, que nesse caso são gritantes. Sincera e honestamente, eu desejaria ver um pouco desse comportamento partindo da atitude das pessoas, tendo ciência que minha parte nesse processo eu estou fazendo.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: