Os donos da Rua

By | 18:24 Leave a Comment
Venho aqui através desse canal expressar uma das maiores insatisfações que tenho na cidade de onde eu vivo: A extorsão sofrida pelos "guardadores de carro" na cidade de Salvador.

Garanto que pelo menos uma vez na vida um cidadão que dirige seu carro e reside numa cidade grande do Brasil já passou por isso.

Pois bem, aqui em Salvador exitem lugares para estacionar tais como estacionamentos privativos (que costumam ser caros), shopping centers e a zona azul (estacionamento na rua que você paga pela cartelinha num período de 2hrs a 6hrs). A zona azul não custa ser cara, o preço varia de R$3,00 a R$6,00 reais normalmente e em algumas situações, como eventos de grande porte elas podem custar entre R$10,00 a R$20,00 reais.

Até então não há nada fora do normal. O problema em si são as zonas que não são cobertas por essas áreas, principalmente perto de restaurantes, eventos, casas de show e outros lugares que atraem o visitante ao lazer. Tais lugares, você quase sempre você encontrará "o dono da rua". Normalmente um morador de rua que ao te avistar ele corre em sua direção, ensina a fazer o que você já sabe (estacionar) e promete cuidar do seu carro por um trocado. Este trocado por sua vez quase sempre estipulado. Não se assuste se quando você parar o carro ele se aproximar de você pedindo um pagamento antecipado de R$20,00 e muito provavelmente ele não vai estar lá quando você voltar. E pior, talvez algum outro cara esteja lá para cobrar você de novo. Falei cobrar! Não pedir. Eles literalmente exigem e se você se recusar o enfrentamento é certo.



Já ouvi coisa do tipo:

- Eu estou sempre aqui.
- Cuidado para não arranharem seu carro.
- Você não vai pagar, não? Certeza patrão?
- Já disse! O pagamento é antecipado.

Eu, Alexandre, me sinto ameaçado e extorquido. E mesmo correndo esse risco, eu não pago! Já paguei uma vezes, mas hoje eu não pago mesmo. Mesmo sendo seguido, tendo o carro arranhado, sendo ameaçado, me recuso a esse tipo de situação. Não tenho nenhuma obrigação de dar dinheiro aos "proprietários da rua", que em grande parte usam isso para manter seu vicio.



Não estou dizendo que sou contra o trabalho dos "guardadores de carro" que mesmo informal, é a forma que alguns deles encontraram para sobreviver. Condeno a forma que muitos deles utilizam para ameaçar quem está estacionando.

Enfim. Só um desabafo.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: