Baixa proficiência de brasileiros

By | 18:07 Leave a Comment
Frequentemente converso com alguns amigos que moram no exterior sobre a proficiência em inglês dos brasileiros. Isso por que aqui em Salvador, posso conversar com alguém em inglês no telefone e a chance de alguém entender o que eu estou falando é bem baixa, mas existe. E quando vi esses dados só reafirmou isso e me trouxe tristeza.




Infelizmente pequena parte da população brasileira é fluente em uma lingua estrangeira. A partir de um levantamento realizado pela British Council eles chegaram ao resultado de que somente 5% da população brasileiro é fluente em inglês.  

Outro dado é que de 38 mil candidatos inscritos no site vagas.com 52% afirmaram ser fluentes no idioma inglês. Contudo desse total somente 36% eram realmente fluentes de fato.

Outra instituição, a global english, fez um teste com 108 mil empregados de multinacionais em 76 países. O Brasil tristemente ficou com a posição de número 67, obtendo um resultado médio de 2,95 pontos numa escalada de 0 à 10.


Outro ponto em destaque é somente alguns estados do eixo sul-sudeste possuem um média de proficiência moderada, enquanto praticamente todos os estados do norte possuem uma proficiência classificada como muito baixa.

Eu particularmente não tenho proficiência comprovada a depender dos requisitos de uma empresa ou universidade. Contudo estou me preparando para fazer um teste de proficiência assim que puder, até por que o meu ultimo venceu esse mês.

Não posso citar um motivo especifico para justificar a nossa falta de proficiência, mas fatores como educação e incentivo governamental são um dos principais em meu ponto de vista. Se eu não tivesse feito intercâmbio provavelmente nunca saberia o pouco de inglês que sei hoje.

Iniciativas governamentais como o programa ciências sem fronteiras e inglês sem fronteiras são válidas para mudar esses números, contudo ainda são passos lentos e que requer um bom tempo gerar bons resultados.

Algumas pessoas tem a oportunidade de colocar os filhos para estudar inglês desde a infância, isso permite facilmente a fluência. Para aqueles que não tem condições, porque esses cursos costumam ser bastante onerosos, eu valorizo muito aquelas pessoas que aprendem outro idioma por conta própria, que não é uma tarefa fácil.



Fonte: O globo
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: