Até logo Brasil

By | 04:14 1 comment
Estou aqui hoje fazendo mais uma viagem. Completo seis meses após meu regresso da Eurotrip que fiz, estou voltando para o velho continente. Dessa vez não só para ficar 3 semanas, mas por um prazo um pouco maior...

Pois bem, após meu retorno em Março desse ano, aquelas curtas três semanas me possibilitaram abrir um leque de ideias para dar um rumo ao meu futuro. Confesso que após mais de um ano e meio de regresso do meu intercâmbio nos Estados Unidos, eu me encontrava num estado estagnado, sem muitas perspectivas de crescimento a curto ou longo prazo no meu emprego atual.

Para quem não conhece o meu lado profissional, eu trabalho no setor público desde 2011 como Técnico em Edificações e no final de 2015 completei meu curso de Engenharia Civil. Quem conhece o setor público sabe que infelizmente as coisas não funcionam com tanta eficiência como deveria, hoje em muitas instituições a política ainda fala mais alto que a competência técnica. Existe uma tendência de que isso melhore ao longo dos anos e espero que melhore! Assim, por mais competente, qualificado e eficiente que eu fosse, realmente não havia espaço para o mínimo que eu vislumbrava para mim.

Assim, não contente com meu trabalho, decide que era hora de mudar, dar um outro rumo a minha carreira/vida. 

Honestamente, gostaria muito de trabalhar como Engenheiro Civil a curto prazo, mas o Brasil encontra-se numa crise que atinge principalmente a área de construção, assim os empregos para esses profissionais estão escassos. Qual a solução então? Aproveitar o fato de eu falar um outro idioma e tentar encontrar um emprego como Engenheiro em outro país. Assim me deparei com mais um dificuldade, após me inscrever em mais de 500 vagas de emprego ao redor do mundo, a maioria na Europa e Australia, percebi que a coisa não era tão fácil como parecia. 

Para resumir, nos países europeus por exemplo se houver alguma vaga de emprego disponível, eles precisam provar para o governo que nenhum empregado oriundo da união europeia se interessou nessa vaga, além de bancar todos os encargos para contratação do empregado oriundo de um país não europeu. Nesse cenário, são poucas oportunidades que poderiam se encaixar em mim.

Sei que nos dois primeiros meses procurando emprego, somente tive propostas da China, India e Colombia. Particularmente nenhuma dessas vagas eram interessantes para mim.

Logo, mudei a estratégia, o caminho era continuar estudando. Então decidi fazer um mestrado. Os atrativos eram a possibilidade de conseguir residência num país europeu com maior facilidade, o baixo custo semestral das universidades e a possibilidade de me qualificar a galgar melhores oportunidades de emprego.

Esse caminho foi menos difícil. Me inscrevi em 4 mestrados de Março à Abril (Luxemburgo, Portugal, Alemanha e Estonia). Os critérios foram: Curso a ser estudado, custo semestral e inscrições disponíveis ainda pro ano de 2016.

Assim fui aprovado para cursar um mestrado em Luxemburgo e Portugal. Os outros não entendi quesitos de documentação. Decidi então ir para Luxemburgo, além do curso ser em inglês (o que será mais um desafio para mim), vi muitas particularidades interessantes em Luxemburgo de aprender novas línguas como Alemão e Francês.

Assim, aqui vou eu, meu planejamento a curto-médio prazo é concluir meus 2 anos em Luxemburgo cursando o mestrado em Megaestuturas com recursos renováveis pela Universidade de Luxemburgo. Mas como eu sempre digo, o futuro pertence a Deus. Vamos ver como vão desenrolar os próximos capítulos.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Unknown disse...

Pow Ale. .. muito feliz por você cara. Acopanhei um pouco dessa sua garra em conquistar cada do um objetivo e tu é merecedor irmão. Parabéns cara é muito sucesso nas gringas! !!! Foco força fé! !!!!

Islan (unijoge - turma civil)