Brasil - Primeiras antigas impressões

By | 12:10 Leave a Comment
A maior pergunta que tenho recebido é a respeito do choque cultural de quando eu cheguei. Certo que tive pouco tempo que sentir isso, afinal cheguei aqui à 3 dias. Mas mesmo assim já foi possível sentir alguns choques entre a cultura brasileira e americana.

Tudo começa à partir do aeroporto de Guarulhos, quando vou chegando na alfândega. Como vivi mais de um ano nos Estados Unidos, posso ser declarado como "residente", alguém que foi para país para morar e não somente para fins turísticos, sendo assim posso transportar mais pertences de valor do que um simples turista, já que nesse período maior de estadia adquiri mais bens de consumo. Porém logo quando entro na imigração, mesmo o policial sabendo disso e eu mostrando uma carta de residência emitida pela minha universidade, numa forma não cortez de ser, pediu para eu abrir todas as 3 malas, mochilas e case do violão para revistar os itens. O engraçado de tudo isso é que por conhecidência alguns estudantes do mesmo programa ciência sem fronteiras passavam nas outras esteira tranquilamente. Até chegar um supervisor e dizer para o policial que podia me deixar passar já que sou residente. Nessa brincadeira perdi 45 minutos, tempo suficiente para perder o vôo pra salvador e ter que ficar mais 4 horas esperando no aeroporto.
Detalhe dois, em caminhada ao processo de remarcação, precisei passar por todos os portões do aeroporto, após pedir informação a 3 pessoas diferentes que trabalhavam no aeroporto, sendo uma delas funcionária da Infraero. Todas as informações fizeram eu me perder no aeroporto. Até que encontrei uma placa informativa que me deu uma informação mais precisa que todas que foram me passadas antes. Ai eu pensei, será que foi desinformação ou algo relacionamento a má fé? Nunca vou saber.




Tudo bem, meu vôo foi tranquilo e cheguei em casa em paz, após mais de 24 horas de viagem.

Passando as festividades, me encontro ao ato 2. Saio de casa pra ir ao shopping conseguir um número de telefone. Enfrento engarrafamento de 40 minutos, numa distancia de um pouco de mais de 5km. Como estamos em época de festas, o shopping estava lotado, então já vão mais 40 minutos para achar uma vaga apertada no ultimo andar do shopping. Entrando no shopping só pioram as coisas. Isso estava simplesmente lotado, as pessoas se esbarram em você e não existe um pedido de desculpas ou licença. Parece normal isso, mas o que no inicio me assustava ver você tombar em americanos e eles pedirem desculpas para você mesmo sem estarem erros, aquilo acabou soando normal pra mim. Uma simples gentileza me fez ficar encantado com a forma polida que eles são, parece as vezes forçado ou automático, mas são atos gentis e bonitos que infelizmente não são muito comuns.

Para finalizar chego na fila para comprar um chip e lá se vão mais quase 1h esperando numa loja que não estava cheia. Espera relacionada mais a falta de organização do que qualquer outra coisa.

Não gosto de criticar meu país, mas não posso ser omisso e não demonstrar alguns desconfortos. Eu realmente espero poder contar também coisas maravilhosas sobre meu povo e minha terra.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: