Após uma drástica mudança cultural, deveria eu pensar em todos os aspectos negativos que uma nova cultura oferece? Não exatamente, é importante ser crítico, mas crítico para ambos os lados. Sentirei falta de muitas coisas que vivenciei nos EUA, porém enquanto vivia lá muitas coisas me deixavam doido de vontade de voltar para cá. Vou elencar dois desses pontos:
Alimentação
Sem sombras de dúvidas a comida brasileira é muito melhor que a americana, na verdade, infinitamente melhor. Normalmente lá as comidas sem muito salgada ou doce, tem muito sabor ou saber nenhum. Exceto alguns restaurantes que não costumam ser muito baratos, a culinário americana é bastante ruim ao paladar brasileiro. Exemplos clássicos americanos: Feijão doce, arroz sem tempero, carne doce, carne apimentada e outros. Claro que existem comidas americanas muito boas também (não são muitas, mas existem) como Jambalaya e pratos servidos em típicos restaurantes americanos como TGI Fridays e Charley's. Porém ressalto, em minha opinião nada se comparada a comida brasileira, especialmente baiana.
Comportamentos
Sim, americanos costumam ser mais educados, mais gentis, mais honestos que brasileiros. Contudo isso tudo é resultado de uma educação mais rigorosa e racional que a nossa. Parece bom, mas sentia falta de valores que encontramos em brasileiros. Nós somos muitos mais amigáveis, prestativos e conseguimos expor nossas emoções e sentimentos. Para construir um relacionamento de amizade com um americano costuma ser muito complicado, apesar de serem simpáticos eles costumam ser frios e não constroem relacionamentos de amizades facilmente. Não que isso seja realmente significante, mas o fato de receber um abraço ou um beijo ao conhecer alguém, ou criar um grupo unido numa sala da aula em algumas semanas ou no próprio trabalho é muito gratificante.
0 comentários:
Postar um comentário