Transporte - Economia ao se locomover

By | 11:03 Leave a Comment
No post anterior eu dei dicas de ir e voltar ao seu destino de viagem. Caso não tenha vista ainda todas as dicas de como fazer uma viagem baixo custo, confira!

Dentro da cidade em si as opções você tem a opção de utilizar o transporte público, como ônibus, metrô, trem, bondinhos ou teleféricos. Também há a opção de usar o transporte particular, como táxi, uber ou realizar o aluguel de veículos. Esse por sua vez costuma sempre ser mais caro que o transporte público, muito mais caro.

Tomo como exemplo de quando eu estava no centro de Budapeste e gastei o equivalente à 2 euros para ir ao aeroporto. Caso optasse por taxi sairia por 20 euros e uber 15 euros. Contudo quando um transporte publico apresenta deficiências em seu funcionamento ou existem horários de interrupção de funcionamento (madrugada), muitas vezes a única opção é recorrer ao transporte privado.

Na Europa por exemplo o sistema público de transporte funciona de forma muito eficiência (pelo menos nas grandes cidades que visitei). A única vez que recorri ao uso de taxi foi em Paris, isso foi mais por comodidade do que falta de opção. No Brasil por sua vez, há uma deficiência muito grande do transporte público, havendo interrupção de funcionamento dos mesmos a noite. Isso eu pude perceber em todas as cidades que eu visitei e nas capitais nordestinas isso se torna ainda pior. Mesmo algumas cidades fornecendo transporte público a noite, este por sua vez é muito precário e não oferece segurança ao esperar o veículo tão quanto no translado até destino final. Assim é opção quase que exclusiva é o uso de táxi, caso você queira aproveitar a vida noturna de um local.

Minha sugestão no caso do sistema público não for eficiente parte desde a hospedagem. O recomendável é que você se instale num ponto estratégico da cidade, onde você possa se locomover facilmente para outros lugares (ponto de ônibus, estação de metrô). E até mesmo locais onde você possa curtir a vida noturna e voltar andando para o seu alojamento.

Exemplos de locais em cidades que você pode aproveitar a vida noturna sem se preocupar com a volta pra casa:

  • Salvador  - Pelourinho
  • Rio de Janeiro - Lapa
  • Amsterdam - Red Light Street
  • Praga - Prague 1
  • Budapest - Distrito 4
Um outro ponto de vale destacar é o meio de transporte gratuito: a caminhada. Por mais cansativo que possa parecer, além de ser super saudável, caminhar pela cidade permite com que você interaja mais com o ambiente dela ao se deslocar para os pontos de interesse. E praticamente toda cidade é possível fazer isso. Eu conheci cidades como Roma, Vaticano, Berlin, Amsterdam e Praga praticamente sem usar nenhum meio de transporte. É claro que muitas vezes a cansativo, mas se você estiver disposto a fazer isso eu super recomendo. Lembro andei do centro de Roma até o Vaticano percorrendo uma distância de quase 6km, parando em alguns pontos turísticos é claro, mas foi bastante cansativo. Só que usando o transporte público, mesmo otimizando meu tempo eu não teria a possibilidade de conhecer alguns pontos que pude ver por lá.

E caso você tenha mais disposição ainda, acorde cedo, calça um tênis e saia para correr e desbravar seu destino interagindo intensamente com ele.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: