Tradicional Educação Doméstica Americana

By | 22:54 1 comment
Mesmo não sendo nenhum estudioso no campo de antropologia ou pedagogia vou expressar minha opinião sobre diferentes o método de educação doméstica que pude ver nos EUA.

Não havendo dados estatísticos, isso até pode ter sido somente acasos, mas as famílias americanas que eu pude visitar eram compostas por um homem, chefe da casa, uma mulher responsável por cuidar das atividades domésticas e em alguns casos trabalhando parcialmente fora de casa, principalmente em áreas educacionais e também os filhos. O casal mesmo aparentando ter um bom relacionamento, a mulher era submissa ao homem no sentido de ter o maior decisivo no lar. Os filhos por sua vez aparentavam ser bastante educados, até quietos de mais e muito submisso aos pais, principalmente ao pai, do tipo de avisar cada passo que estivessem dando.




Um detalhe interessante, não só das famílias que visitei, mas presente em muitas famílias americanas é a educação quanto as crianças. Elas são desde pequenas preparadas para serem adultos. Mesmo na educação infantil, crianças com 8 anos são estimuladas a escolherem sua profissão e esses estímulos acompanham seu crescimento. 

Muito geralmente na High School, algo comparado ao ensino médio nosso, os adolescentes já tem ciência do que vão estudar e ingressam na Universidade logo após completarem a educação básica.



Ai vem o lance, os pais novamente entram em ação. Algumas famílias juntam uma espécie de poupança para que os filhos ingressem na Universidade e outras não, mas o fato que é quase garantido é que ele vai precisar trabalhar enquanto estuda para ajudar nos custeios na universidade, alojamento e alimentação. Isso é bem legal pois cria uma espécie de valorização ao dinheiro investido e possibilita que o estudante se torne independente.

O primeiro grande impacto que ele vai sentir é sair do conforto da casa dos país. Mesmo morando em cidades próximas ou até na mesma cidade as vezes, os pais fazem questão que os filhos saiam para quem eles possam aprender a viver por conta própria e saiba enfrentar as dificuldades da vida sozinhos. 

Só morando com americanos mesmo para perceber o quanto eles são despreparados para viverem só quando são calouros na universidade, quesitos como alimentação, organização e limpeza são deploráveis.

Contudo eles são forçados a aprender a melhorar isso na fase adulta quando constituírem suas famílias e fazerem o mesmo processo com seus filhos.

Isso é particularmente cultural, e muito difícil comparar. Americanos são praticamente fabricados a viver esse ciclo, se tornam pessoas educadas, responsáveis e bem sucedidas e funcionando perfeitamente no modelo americano. 

Esse modelo se aplica ao Brasil? Deixe sua opinião.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

thays disse...

Ei, Alêm, bem ? Poderia dar uma força e seguir meu novo blog ?
www.traducere.blogspot.com.br
Ajuda na divulgação do meu trabalho!
Desde já, obrigada!