Como participar do Programa Ciência sem Fronteiras

By | 09:13 Leave a Comment
Como eu havia dito no post anterior eu iria dedicar um publicação somente para falar como é possível  participar do programa ciência sem fronteiras.

O programa sofreu algumas mudanças desde sua início, mas a essência dele continua possibilitar que um estudante de nível superior estuda numa universidade no exterior o mesmo curso que o mesmo havia começado no Brazil.

1 - Sendo assim, primeiro de tudo você precisa estar matriculado numa Instituição de ensino de nível superior cursando de 20% a 90% do total do curso. É preciso também receber a aprovação da Instituição para participar do processo, algumas somente indicam seu nome outras possuem processos seletivos mais rigorosos.

Pode ser qualquer instituição? 
R - Sim. Independe se ela é particular ou pública, a mesma só precisa ser credenciada ao MEC.

Qualquer curso é aceito no programa?
R- Não. Basicamente são cursos relacionados a Engenharia, áreas tecnológicas, Biologia, Agricultura, Saúde, Computação e outros. A lista completa é possível ver no Edital.

2 - Ter feito a prova de ENEM e ter obtido mais de 600 pontos na média da prova.

Se não fiz ENEM ou não consegui tirar uma nota igual ou superior a 600, posso tentar participar?
R- Não. Esse quesito é realmente um critério de seleção.

3 - Ser brasileiro ou Naturalizado (É claro).

4 - É necessário obter proficiência em lingua estrangeira.

No caso dos editais anteriores dos EUA, nos precisávamos comprovar que tinhamos proficiência suficiente ou para iniciar a graduação ou um curso de inglês complementar. Esse exame foi TOEFL que foi disponibilizado gratuitamente, mas esses tipos de exames costumam ser bem caros, numa faixa de 400 a 500 reais. Para cada idioma especifico oriundo de cada país possui um teste de proficiência diferente, seja Espanhol, Inglês, Francês ou Alemão. Maiores informações podem ser encontradas no edital especifico de cada país.

Esses 4 itens são os pré-requisitos básicos para realizar a inscrição. Tendo atendido cada um deles basta ir no site do ciência sem fronteiras quando houver editais abertos para graduação sanduíche, se inscrever e acompanhar na íntegra todo processo para aquisição da bolsa de estudos para o exterior.





Para verem o que eu acho desse programa é só acompanhar nesse link.





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: