Intercâmbio - Programa Ciência sem Fronteiras

By | 10:37 2 comments
Muitas pessoas ao decorrer de meu intercâmbio e após eu finaliza-lo constantemente me argúem com perguntas como: 

- Como você conseguiu ir pros Estados Unidos?
- É muito caro viver ai?
- Preciso saber inglês?
- É difícil estudar ai?
- Eu queria ir também, o que eu posso fazer?


A resposta básica de como eu consegui chegar nos Estados Unidos e fazer um intercâmbio de 1 ano e 4 meses é o programa Ciência Sem Fronteiras do Governo Federal.


Mesmo não sendo a favor com a atual gestão federal, em minha opinião esse programa foi um melhor projeto educacional para nível superior que tive a oportunidade de ver. Não só porque foi beneficiado por ele, mas também pelo fato de possibilitar pessoas (como eu) que nunca teriam oportunidade de fazer um intercâmbio tão extenso, aprender inglês numa imersão cultural e poder estudar numa Universidade americana que provavelmente esteja entre uma das melhores do mundo.

Intercâmbio seja cultural ou acadêmico em outro país é realmente caríssimo, para titulo de informação, eu fiz o orçamento de um intercâmbio cultural para Irlanda a alguns anos atrás e isso girava em torno de 10 mil reais para ficar somente um mês.

O programa que cursei no ciência sem fronteiras teve um custo aproximado por aluno de 200 mil reais. Um investimento caríssimo que não é qualquer família que poderia investir em seus filhos com tal montante (a exemplo da minha).

Enfim, vejo como um programa muito bem sucedido, que permitiu que pessoas sem proficiência em inglês pudessem voltar para casa fluentes, com o senso critico maior, com a educação influenciada pelo ambiente em que viviam e com a visão diferente do mundo.

Os frutos para um aluno intercambista são inúmeros, e eu tenho certeza que todos que foram, me incluindo, voltaram diferentes. E esperando também que os 200 mil que eram contemplados até o final do programa possa fazer a diferença no meu de 200 milhões de habitantes para fazer um país melhor.

No próximo post pretendo falar sobre como é possível fazer parte desse programa.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

runnerhostil42 disse...

Que massa, meu velho. O CSF não contempla meu curso, por mais irônico que seja. Mas dou super ponto a esse processo e já ganhei muitas cifras treinando alunos para o TOEFL e outros requirements das universidades americanos, assim como todo aquele paperwork inicial.

Soube por alto que vc tinha ido até lhe add no face. Quando dei falta de vc nos pódios da minha faixa nas corridas que perguntei a Jadson e soube desse seu feito. Parabéns e que realmente esse investimento de Dilmão e nossos impostos em vc o façam um profissional diferenciado.

Alê ARH disse...

Bem que podia ser contemplado sim cara. Eu tive a oportunidade estudar inglês com professores de inglês equatorianos que o governo mandou pra lá para aprimorarem o idioma.

Enfim, obrigado cara, eu espero que essa experiência posso ser aproveitada por mais pessoas e que o nosso dinheiro possa ser bem investido com programas novos que possam vir a surgir.

Mais uma vez obrigado Bruno.